Nessa terça-feira, dia 14/04, aconteceu a segunda prova da WTCC pela GTR Brasil na segunda pista de rua da temporada: Macau. A pista é extremamente sinuosa, com trechos de S em alta velocidade juntamente com o cotovelo mais lento da categoria: 50km/h.
A equipe TBR novamente se preparou muito bem e veio com coragem e confiança para encarar a pista, levando a equipe à liderança da WTCC. Lembrando que graças aos bons resultados de Porto os pilotos Renan Paulo 99 e Thebes Lemes 08 carregavam lastro, sendo 20kg para Renan e 15kg para Thebes.
No primeiro Qualify o piloto Thebes Lemes 08 dominava o grid, porém houve problemas no servidor e os pilotos foram obrigados a fazer um novo qualify. Após novo qualify os pilotos da TBR alinharam seu carro no grid nas seguintes posições:
2º - Thebes Lemes - 2:30.108
5º - Pedro Almeida - 2:31.623
6º - Renan Paulo - 2:31.662
15º - Fernando Closs - 2:36.815
Na largada Thebes Lemes largou ao lado do piloto Kleiton Chochi, e tinha a possibilidade de tentar uma ultrapassagem logo de cara, pois estava com menos lastro que Kleiton. Infelizmente tanto Thebes Lemes quanto Pedro Almeida largaram mal e perderam posições no grid logo no início. Renan Paulo em compensação largou bem e pulou pra quinta posição. O piloto Kleiton Chochi, segundo colocado até então, errou na penúltima curva do circuito e bateu no piloto César Louro, líder da prova. Com isso Érico Stefanni, 3º colocado pulou pra 1º e Thebes pulou pra 2º. Pedro Almeida e Renan Paulo também se beneficiaram nesse acidente, ganhando importantes posições na pista.
Andando em fila todos pilotos estavam muito colados até a 2ª volta, quando o piloto Cássio Rodriguez teve problemas de conexão e "piscou" na frente do piloto Pedro Almeida da TBR. Quando Cássio voltou apareceu atrás de Pedro e então houve um toque que fez com que o carro de Pedro rodasse na pista e Cássio ficasse atravessado. Os pilotos Renan Paulo e Thebes escaparam ilesos do acidente, Pedro Almeida teve algumas avarias no carro e perdeu tempo na rodada. Já Fernando Closs não partilhou da mesma sorte e se envolveu com gravidade no acidente, tendo sua corrida comprometida. Veja abaixo algumas fotos para ter uma noção do que foi o grave acidente da corrida:
Após o acidente que caracterizou a prova Thebes Lemes continou na 2ª posição, Renan Paulo na 3ª, Pedro Almeida na 6ª e Fernando Closs em 16º. Fernando conseguiu galgar diversas posições, pois tiveram muitos carros muito mais avariados que o seu pelo caminho.
Renan Paulo na 3ª colocação foi essencial para o restante da corrida equipe. Devido ao lastro Renan estava com um rendimento um pouco mais baixo que os pilotos da dianteira. Ciente disso, fez uma prova conservadora, isolando Thebes dos demais concorrentes e garantindo que ele tivesse tranquilidade para brigar com o 1º colocado Érico Stefanni. Ao mesmo tempo permitiu que Pedro Almeida se aproximasse dos 4º e 5º colocados, os pilotos Ivandro Correa e César Louro.
As batalhas da corrida se deram nessas posições, com Renan Paulo segurando de maneira heróica os dois pilotos de Alfa Romeo atrás de si. Ivandro Correa no entanto, conseguiu uma ultrapassagem na 4ª volta, entretanto Thebes Lemes já tinha aberto boa vantagem, além de estar mais forte que Ivandro Correa. Nesse momento Fernando Closs fazia uma boa corrida de recuperação pós-acidente e ocupava uma boa nona colocação, dada as circunstâncias.
César Louro no acidente com Kleiton havia perdido a asa dianteira, e estava com um rendimento bem mais baixo que Pedro Almeida, entretanto passar em Macau não é tarefa fácil. Pressionando o piloto César Louro, Pedro Almeida chegou até a dar um leve toque no mesmo, não ocasionando nenhum problema.
Eis que na 6ª volta, onde Renan de forma brilhante fechava todas as portas de César, na reta de Macau César e Renan, com traçados de briga por posição, acabaram perdendo um pouco de rendimento na reta. Pedro Almeida aproximou-se de ambos pilotos e pegou o vácuo na reta. César Louro jogou o carro de lado de fora para tentar ultrapassar Renan, e nesse momento Pedro, que já vinha um pouco mais forte na reta, pegou o vácuo dos dois pilotos, jogou por fora e numa manobra que levou ao delírio os telespectadores da GridTV que assistiam à corrida: fez uma dupla ultrapassagem por dentro no fim do retão. A manobra causou tal alvoroço que narradores comentaram a mesma por diversas voltas, comparando-a com a ultrapassagem de Mika Hakkinen em cima de Schumacher e Zonta em Spa Francochaps, considerando-a mais marcante que uma vitória e a melhor ultrapassagem do semestre. Mesmo três voltas após a manobra os narradores ainda comentavam sobre a ultrapassagem com o mesmo entusiasmo.
A TBR agora, além de temida pelas boas estratégias de equipe, deu uma mostra de que seus pilotos, além de cerebrais, também são extremamente habilidosos, dando mais um motivo para os adversários respeitarem os trovões da WTCC.
Na mesma toada forte Thebes Lemes seguia diminuindo a distância em relação à Érico Stefanni, e Renan Paulo caiu para a 6ª posição após cede-lá para César Louro, depois de um toque em César. Thebes colou em Érico, e ficou claro então que a corrida seria decidida nos PITS.
Infelizmente os pilotos Thebes e Pedro acabaram por cometer erros infantis graças ao nervosismo: Thebes passou do ponto de parada nos boxes e Pedro teve problemas para ligar o carro após o reabastecimento. O erro bobo custou o suficiente para Érico Stefanni abrir vantagem em relação aos pilotos da TBR.
Ao fim da corrida Renan Paulo acabou mantendo sua posição, terminando em 6º lugar. Fernando Closs, com muitos problemas no carro carregou bravamente o carro, terminando numa excelente nona colocação. Pedro Almeida não conseguiu colar nos ponteiros, terminando em 3º lugar. Já Thebes Lemes carregou a emoção da prova até o fim, terminando a meros 6 décimos de segundos em relação à Érico Stefanni. Veja a figura abaixo para ter uma noção da distância que Thebes estava de Érico, com um rendimento muito superior ao dele:
A pontuação e colocação dos pilotos TBR ficou assim após essa segunda etapa:
3 - Thebes Henrique Lemes - 22pts
5- Pedro Almeida - 20pts
8 - Renan Paulo - 17pts
14 - Fernando Closs - 12pts
A equipe TBR saiu líder de Macau:
| 1 | Team Brasil Racing | 100 | -- | -- | 43 | 57 | ||
| 2 | Overlimit Racing Team | 83 | -- | -- | 34 | 49 | ||
| - | Vaz Virtual Racing | 81 | -- | -- | 32 | 49 | ||
| 4 | Squadra Motores | 88 | -- | -- | 41 | 47 | ||
| 5 | Pro Speed | 26 | -- | -- | 6 | 20 | ||
| 6 | GRT Competições | 38 | -- | -- | 19 | 19 |
A próxima etapa é no circuito de Nurburgring, dia 05/05.
noss patrocinador J2 INFO Company!Go TBR!!!






0 comments
Postar um comentário